segunda-feira, 7 de março de 2011

sonhos com A

ABADIA - ver CONVENTO
ABANDONO- sonhar que se foi abandonado por parte da família significa vantagem financeira, pois o sonhador está sendo avisado pelo inconsciente de que deverá procurar suprir a falta dela com realizações materiais. Pode também significar que quem sonha se está afastando dos amigos ou da pessoa amada, o que tem sentido desfavorável.
ABELHA- Símbolo de trabalho e perseverança. Sonhar com abelha tem sentido de um ganho importante ou sucesso nos negócios. O inconsciente reflete a operosidade do sonhador, que se encontra num período em que poderá realizar grandes negócios lucrativos, ou está prestes a concluir de forma bem sucedida os que já havia iniciado. Sonhar que se capturam abelhas, colocando-as em cativeiro é sinal de problemas que chegarão. Sonhar com picada de abelha é sinal de que o sonhador será traído por amigo ou pessoa próxima. As abelhas, nesse caso representam alguém próximo que se aproveita para sugar seu amigo e mordê-lo. Se o sonhador é um militar indica, luta, ação bélica. Matar abelhas é vencer os inimigos. Fugir das abelhas é o mesmo que ser perseguido. Sonhar com abelha-rainha, se é mulher, sinal de gravidez. Se já está grávida será mãe de gêmeos.
ABISMO- Quando você evita a queda é sinal de que vencerá dificuldades financeiras. Mas se cair no abismo, é bom ter cuidado nos negócios. O filósofo Jung compara esse símbolo ao ventre materno, ao mesmo tempo atemorizante e maravilhoso. O inconsciente indica que o sonhador deseja explorar as profundezas da alma, descobrir seus fantasmas, desvendar o que o impede de mergulhar no desconhecimento. Sonhar com abismo pode também significar sinal de perigo iminente, uma armadilha onde se pode cair. Às vezes, a loucura. O fato de cair no abismo significa desejo de pesquisar o inconsciente para corrigir seus próprios erros e se regenerar.
ABRAÇAR/ABRAÇO- Geralmente sonhar com abraço se trata de símbolo sexual. Para uma mulher, sonhar se abraça uma amiga é presságio de traição dissimulada e até certo ponto uma negação de sua feminilidade. A sonhadora sente-se mal com as situações que se apresentam na vida social, e o inconsciente a avisa de que está sendo obrigada a fingir e esconder seus reais sentimentos. Para um homem, abraçar uma mulher é presságio de nascimento na família, em virtude do simbolismo sexual. Abraçar animais em sonho, reflete ingenuidade e inocência. Abraçar vultos sem rosto é sinal de mudança de trabalho para outro mais lucrativo. O inconsciente avisa o sonhador de está dando um salto no desconhecido e demonstra audácia e coragem, ao mesmo tempo que revela insatisfação com a presente atividade profissional. Pode demonstrar simples aspiração por uma vida melhor. Abraçar os pais já mortos é sinal de boa sorte e proteção ancestral. Sonhar que se abraça uma pessoa desconhecida pode simbolizar traição ou engano. O inconsciente avisa que é preciso que o sonhador tente moderar seus instintos sexuais, pelos quais se deixa facilmente dominar. Receber em sonho um abraço de um amigo pode ter sentido de profunda decepção. Pode ser um acontecimento passado que ficou escondido no subconsciente do sonhador e lhe dá um sentido de receio. Sonhar que se recebe o abraço da própria mãe pode significar uma herança próxima. A aparição da própria mãe no sonho é uma hipótese pouco comum, podendo significar uma mensagem telepática e incerteza ou inquietude do sonhador. Sonhar que se abraça um adolescente significa uma velhice poderosa e feliz.
ABUNDÂNCIA- Sonhar com a abundância tem o sentido inverso, a proximidade da miséria e do desastre financeiro, pois o inconsciente funciona como um espelho, onde as imagens aparecem ao contrário. É o sonho clássico das pessoas que se encontram próximas à ruína e que, em conseqüência, não conseguem fazer uma julgamento realista de suas possibilidades, com o inconsciente refletindo seus desejos e aspirações.
AÇOUGUEIRO- Sonhar que se exerce a profissão de açougueiro ou carniceiro é sinal de primitivismo e de um inconsciente com tendência para a violência. O inconsciente assim reage ao símbolo de sangue e carne.
AÇÚCAR- Sonhar com açúcar é sinal de que se receberão elogios falsos. O açúcar serve para adoçar a pílula, mas seu conteúdo nutritivo é irrelevante, às vezes prejudicial à saúde.
ACUSAÇÃO- Sonhar que se está sendo acusado em geral significa más notícias. Quem acusa é o próprio inconsciente do sonhador. O sonho tem sentido de presságio com relação a alguma culpa ou impaciência diante de algum fato esperado e que não se realiza.
ADOLESCENTE- Sonhar com a volta à adolescência geralmente é bastante favorável. Se o sonho é recorrente, significa que o sonhador está inseguro de si mesmo e deseja voltar ao período feliz da mocidade. Provavelmente sua infância foi uma época de paz e felicidade. Se o sonho mostra um adolescente vestido de branco, é presságio de boas notícias no trabalho ou de ordem econômica. O sonho exprime um desejo inconsciente reprimido do sonhador de voltar à juventude. Significa que a vida atual está cheia de problemas, desejos, impulsos reprimidos e irrealizados e proibidos pelas convenções sociais. Sonhar que se abraça um adolescente significa uma velhice poderosa e feliz. Para a mulher, significa o desejo de se casar e construir (ou reconstituir) uma família, onde possa viver numa atmosfera livre de problemas.
ADULTÉRIO- A pessoa que sonha estar cometendo adultério com pessoas próximas significa que está vendo pessoas queridas como vítimas de graves acidentes. Se, entretanto, o adultério é cometido com pessoas desconhecidas, o sonhador deve tomar cuidado com o comportamento de seu melhor amigo, pois podem acontecer fatos graves. O sonhador demonstra descontentamento com a vida que leva e está dominado por desejos nefastos e conflitos do inconsciente.
ADVOGADO- “Mas, em primeiro lugar, vamos matar todos os advogados”, dizia Shakespeare em sua peça Henrique IV. Sonhar que se fala com um advogado significa graves dificuldades financeiras. O sonhador está cheio de problemas desagradáveis e precisa de uma ajuda profissional para resolvê-los. Conheço demasiadamente meus colegas após quatro décadas de exercício ininterrupto da profissão de advogado, tentando evitar os mesmos erros para confirmar o velho ditado: “ Melhor está um rato na boca de um gato, que um cliente nas mãos de um advogado”.
AFOGAMENTO - Sonhar que se está afogando é prenúncio de perigo. O inconsciente percebe que o sonhador está negligenciando suas defesas diante de fatos que lhe podem ser deletérios ou nefastos e lhe dá o aviso adequado. Sonhar com amigos ou entes queridos que se afogam sig­nifica que o sonhador irá ajudá-los e que o esforço será inútil. Resultará daí, quase sempre, um prejuízo.Sonhar que se afunda lentamente em areias movediças ou se chafurda na lama, sem conseguir dela sair, é presságio de processo judicial emaranhado e demorado.
ÁGATA - Segundo Artemidoro, o mais antigo oniromante, quem sonha com uma ágata está esperando o resultado de negócios em suspenso.
AGONIA - Sonhar que se está morrendo ou passando por agonia ou que outras pessoas estão passando pelo mesmo transe não tem a menor significação de morte ou infelici­dade. O sonho indica que uma questão judicial, há muito tempo em processo, será finalmente decidida. Pode repre­sentar também a ocorrência de doença cardíaca. Sonhar que se atravessam momentos difíceis é uma indi­cação do inconsciente do aumento da própria sensibilida­de: constitui um aviso de que o sonhador precisa se apro­ximar de seus amigos.
AGRICULTOR - Sonhar com alguém que trabalha a terra é indicação de um trabalho rentável. Para o inconsciente do sonhador significa o trabalho racional. Denota uma afini­dade com as forças naturais, ligadas a terra.
ÁGUA - Fonte da vida, da purificação e da regeneração. Símbolo ligado aos rins, às secreções urinárias e à audição. Tem geralmente sentido positivo, exceto quando se trata de inundações. Sonhar com água corrente das montanhas é sinônimo de tranqüilidade e força interior. Água fervente despejada numa panela é sinal de vitória. Sonhar que se bebe água salgada do mar é presságio de desilusão amorosa que trará consigo muita tristeza. O so­nhador cometeu sério engano, pensando que se tratava de água doce. Sonhar que se está afogando tem sentido de sofrimento nas mãos de alguém que o maltrata e lhe faz exigências descabidas, e este alguém pode ser o próprio sonhador. O sonhador sente-se afundar, presa de terror, e nada pode fazer. Em certos casos pode ser indício de doença cardíaca ou pulmonar. Sonhar que se toma banho na água límpida de uma fonte é sinal de paz e tranquilidade. O inconsciente indica ao sonhador a tranqüila satisfação do dever realizado.
ÁGUIA - Sonhar com um ninho de águia ou encontrar filhotes de águia significa que o sonhador deve medir cuidadosamen­te suas possibilidades antes de se aventurar em empresas perigosas e arriscadas. De acordo com o que diz o incons­ciente, o sonhador tem grandes possibilidades, pois é do­tado de uma inteligência bem alerta. É um teórico, um poeta, um artista, mas tem tendências negativas de se isolar da realidade para viver num mundo ideal de serenidade. Se este é seu estado permanente de espírito, isso denota uma reação de fuga da vida real. Sonhar com uma águia em pleno vôo é sinal de força, pois a águia representa a atividade intelectual mais nobre e elevada. Indica para o sonhador grandes possibi­lidades no campo intelectual e cultural e de que se encontra num momento favorável de criação do mais alto nível. Sonhar com um bando de águias significa aumento de patrimônio ou de afeto em virtude de um casamento. O inconsciente adverte que a atividade intelectual do sonha­dor o absorve quase totalmente, a ponto de impedi-lo de se ocupar das pequenas coisas que o cercam, e até mesmo de aproveitar as satisfações que a vida lhe oferece. Ver, no sonho, uma águia que se lança contra sua presa e a despedaça é um sinal de infelicidade. Um inimigo po­deroso ameaça o sonhador e está a ponto de destruir sua harmonia e riqueza. O sonhador precisará de muita astúcia para escapar. O inconsciente avisa que o sonhador tem sede de conhecimento mas deseja estudar teorias abstratas e inúteis.
AGUILHÃO, ARPÃO, LANÇA - Sonhar que está sendo es­petado por um aguilhão, arpão ou lança, ressalvado o que se disse anteriormente, com relação a fatos externos do sono, significa contrariedade, angústia e sofrimento. Sonhar que se agride a outrem dessa maneira é sinal de ódio, rancor e vingança. O aguilhão revela ao sonhador os pequenos desgostos e inquietudes sobre certas decisões que ele deve tomar e poderão influenciar toda a sua exis­tência.
AGULHAS - Sonhar com agulhas que espetam anuncia pro­blemas para o sonhador. No mínimo, um incômodo ou uma humilhação insignificante que mudará sua vida e, conseqüentemente, seu medo e sua vergonha diante de situações fora do comum. A situação é representada no sonho por picadas mais ou menos intensas. Esse sonho também pode ser resultado de indução por elementos ex­ternos que estejam realmente perfurando ou incomodando o sonhador, quando a interpretação é inviável.
ALEITAMENTO - Geralmente se trata de um sonho positivo. Sonhar que se está mamando, seja no seio da própria mãe, seja no de outra mulher, significa que se está próximo de um casamento, para ambos os sexos. O inconsciente re­conhece a regressão do sonhador à primeira infância, o que é bastante positivo. Para os casados, é indício de pa­ternidade ou maternidade. Prosperidade para quem tra­balha. O sonhador sente nascer dentro de si o desejo de novas energias necessárias para alimentar sua vida psí­quica. Sente-se inseguro e experimenta o desejo de ser aju­dado e protegido. Negligenciou certos aspectos importan­tes de sua vida, desenvolvendo outros de menor impor­tância em prejuízo de sua personalidade. Mamar no seio materno, para a mulher, é sinal do desejo de dar à luz uma menina. A sonhadora deseja exercer seus sentimentos de amor maternal. Se uma mulher de idade avançada sonha que está aleitando, é sinal de riqueza próxima, se ela for pobre. Se é rica, é sinal de diminuição de patrimônio por desperdício. A ausência de possibili­dade de fatos reais relacionados com o sonho faz supor uma frustração da parte da sonhadora.
ALFAIATE - Tradicionalmente, sonhar que se exerce a pro­fissão de alfaiate é sinal de infidelidade de um dos cônjuges, separação próxima. O inconsciente avisa a tesoura que pode cortar e a agulha que pode furar.
ALHO - Exceto para quem gosta muito, sonhar que se está comendo alho indica que o sonhador irá se defrontar com fortes controvérsias e terá litígios e contrariedades com pessoas conhecidas. O sonhador deixou a esfera simples e natural da vida interior invadir todas as suas atividades e, por consequência, incapaz de mentir, enfrentará a rea­lidade como um desafio. Quem sonha estar colhendo ou comprando alho terá dis­cussões com parentes com relação a direitos hereditários. O sonhador se sente oprimido pelo conflito entre seus de­sejos e seus princípios morais.
ALIANÇA – ver ANEL.

ALIENÍGENA - Se em seu sonho você é um alienígena ou extraterrestre, significa que existe um aspecto de sua personalidade que ninguém descobriu ainda. Talvez você não se conheça e poderá se surpreender com suas próprias qualidades e capacidades. Este sonho demonstra que é uma pessoa com muita imaginação e criatividade, que pretende encontrar soluções inovadoras a todo tipo de problema. Se sonhar que está rodeado de extraterrestres pode ser que na vida real encontre dificuldades em se adaptar a um novo meio, um novo trabalho ou amigos novos. Se em seu sonho o capturam, mas você não se assusta, quer dizer que está tentando evadir-se da realidade, tentando encontrar soluções irreais a problemas reais. O sonhador é uma pessoa sensível, cheio de sonhos e desejos, mas a vida nem sempre se pôs fácil. Por outro lado, se no sonho os extraterrestres o capturam e você se sente com medo e ameaçado, quer dizer que tem muito medo perder o círculo íntimo familiar - isto é, sua família, seus amigos e seu lar.
ALMIRANTE - Sonhar com almirante em uniforme de gala é indicativo de surpresa agradável no ambiente familiar. O inconsciente associa a disciplina e organização militares e a vida fraterna da caserna ao ambiente familiar. O so­nhador é um individualista que não compreende bem o valor da vida comunitária. Negligencia seus deveres so­ciais e não assume as responsabilidades, deixando aos ou­tros as tarefas e obrigações enfadonhas.
ALTAR - Sinal de bom caminho que se abre. Para quem sonha, tem o significado de encontrar a boa estrada, pois o altar tem sentido do sentimento religioso e de respeito pelas coisas do espírito. "Ensina o menino no caminho em que ele deve andar e, mesmo depois de adulto, ele não se esquecerá." Retomam os bons ensinamentos da infância, com resultados favoráveis. Diminuem as influências ne­gativas que o cercam. Sonhar com um altar decorado de flores e velas é indício de casamento para os solteiros. Para os casados, indica possibilidade de conflitos de família. Se quem sonha é mui­to religioso, o altar revela sinais de culpa e a necessidade de uma intervenção divina para resolver os problemas pen­dentes, a absolvição de suas faltas. Sonhar que amigos estão ajoelhados em torno de um altar significa que, proximamente, algum amigo pedirá ajuda ou socorro, o que tem sentido altamente positivo. De um modo geral, o altar é um símbolo de redescoberta de sen­timentos religiosos que constituirão elevação de caráter para o sonhador. que reflete o pensamento dos clássicos, consoante os va­lores prevalentes na sociedade tradicional. Evidentemente, a presente interpretação pode sofrer variações de acordo com o nível cultural e de liberação sexual do sonhador e da sonhadora, podendo se aplicar em sentido inverso.
ALUGUEL - Sonhar que se faz um contrato de aluguel é mau sinal. O inconsciente do sonhador o avisa de que está assumindo uma obrigação que pode ser superior a sua capacidade financeira de pagamento. E o contrato de alu­guel lembra ao sonhador que ele não tem a estabilidade proveniente da propriedade de sua casa.
AMANTE (masculino ou feminino) - Quando uma mulher casada sonha que tem relações sexuais com seu amante, o sonho mostra que ela tem um comportamento hostil com relação à família e ao marido. Os instintos sexuais da sonhadora estão particularmente ativos em virtude de uma frustração e uma insatisfação manifesta com a situa­ção atual. Ela está fazendo calar, com prejuízo próprio, suas forças naturais, cedendo às fraquezas. O sonho a ad­verte de uma situação desagradável. Se o homem casado sonha que tem uma amante, é sinal de melhoria em sua vida afetiva. Demonstra no sonhador um desejo de se evadir da vida familiar e de suas obri­gações de chefe de família. Às vezes está injustamente de­siludido e insatisfeito com sua vida afetiva, que ele julga um amontoado de desejos reprimidos e situações desa­gradáveis. As feministas que nos perdoem a interpretação, que reflete o pensamento dos clássicos, consoante os valores prevalentes na sociedade tradicional. Evidentemente, a presente interpretação pode sofrer variações de acordo com o nível cultural e de liberação sexual do sonhador e da sonhadora, podendo se aplicar em sentido inverso.
AMBULÂNCIA - Sonho aziago, indica perda iminente de um ente querido. O sonhador, de gênio cordial e com­preensivo, é um individualista, com tendência a se com­portar como mero espectador. O inconsciente mostra a ambulância como um fato externo, fora do controle do sonhador.
AMEIXAS - Sonhar que se comem ameixas é sinônimo de desperdício de dinheiro. O símbolo parece estar ligado às qualidades laxantes da fruta.
AMIGO - Sonhar com um amigo é indicação de fidelidade. Esse sonho, positivo, indica que o sonhador tem necessi­dade de amor e fidelidade em sua vida. Se o comporta­mento do amigo é negativo, o sonho anuncia a disputa do sonhador com seus filhos ou parentes. É o sonho ha­bitual dos que vivem mais de lembranças que de espe­rança.
AMOR - Símbolo sexual. Quem ama já está sonhando, mesmo sem dormir. Fazer amor com alguém pode indicar o sen­timento. Pode também indicar que o sonhador se ama.
AMPUTAÇÃO - Sonhar que se é amputado numa parte do corpo significa que nos libertaremos de amigos insinceros e caluniadores. O sonhador subestimou sua capacidade e se deixou atrofiar. Esse fato pode provocar desequilíbrios perigosos. As partes amputadas representam aquelas par­tes do corpo que não se desenvolveram como as outras. Sonhar que se tem uma mão ou um braço amputado sig­nifica que se deve tomar cuidado com as decisões a tomar. Quem tem este sonho possui muita energia e iniciativa, denotando nostalgia do passado; é um introvertido que vive de lembranças e rejeita o presente.
Sonhar que se é decapitado é um bom presságio para os ambiciosos, os insatisfeitos, os pobres, os banqueiros e os soldados. Mas, para os funcionários, juízes, membros do governo e chefes militares, é sinal de crises difíceis que se aproximam. O sonhador deve tomar decisões ponde­radas, mas o sonho aguça seu senso prático, que pode ser útil aliado a um considerável desejo de ação. Sonhar que se sofre a amputação de um pé, ou de ambos, significa que se deverá ponderar muito antes de resolver uma ques­tão financeira importante.
ANCHOVA - Quem sonha que está pescando anchovas terá uma surpresa agradável. Sua importância depende do ta­manho das anchovas pescadas. Este sonho é característico de quem possui grandes valores morais e, inconsciente­mente, os esconde. A descoberta desses valores confere ao sonhador maior entusiasmo de vida e energia. Sonhar que se pesca e depois se devolvem os peixes ao mar sig­nifica riqueza e também disputas familiares.
ANDAR - Se estiver andando depressa, terá boas novas, se andar devagar, perigo à vista: é melhor ouvir os conselhos dos amigos.
ANDORINHA - Sonhar com andorinha que canta é sinal de sucesso e de boas notícias. Este sonho indica introspecção do inconsciente no mundo interior do sonhador, que atra­vessa um período favorável à atividade intelectual, de onde lhe advêm idéias interessantes e originais que o con­duzem ao sucesso. Sonhar que capturamos uma andorinha e a colocamos numa gaiola não é um sonho propício. Significa que uma ligação que até agora parecia sólida está a ponto de se romper e provavelmente jamais se renovará. Todas as idéias novas apavoram o sonhador, que tem medo das conseqüências de uma escolha desastrada. Nesse caso, ele perde sua alegria e cai em depressão.Ver PÁSSARO.
ANEL - A mulher que sonha com um anel receberá ou deseja receber um pedido de casamento. Demonstra, por parte da sonhadora, a necessidade de uma ligação afetiva séria e duradoura. Pode ocorrer também uma necessidade psicológica de se casar, que talvez cause sérios problemas se a escolha for precipitada ou mal-orientada.Sonhar que se porta no dedo um anel de forma inusitada ou com forma de serpente pode significar traição. A ligação sentimental do sonhador pode ser insatisfatória. Para o solteiro, portar aliança pode significar fim de noivado.
ANIMAL - No Brasil, o jogo do bicho encontrou o uso ideal para a figura dos animais no sonho. Normalmente demonstra o animal irracional e por vezes violento que temos dentro de nós mesmos. Sonhar com animais de aspecto ameaçador, de qualquer tipo, significa discórdia com os amigos. O sonho revela que o sonhador tem medo de seus desejos instintivos e teme a desaprovação de seus semelhantes. Sonhar com um animal doméstico não tem sentido amea­çador, mas, se o animal é desconhecido, indica a visita de parentes longínquos. Sonhar com um animal estranho que nunca se viu antes é sinal de infelicidade. O sonho com animais monstruosos e disformes indica a desilusão com esperanças vãs, desejos irrealizáveis e empreendimentos insensatos. Tais aparições tendem a demonstrar que o sonhador tem muita força, mas se sente ameaçado em seu controle e sua integridade, o que poderá atrapalhar sua vida psíquica e produzir sérios desequilíbrios. Sonhar que se tem junto de si animais com ninhada significa perigo de vida ou a proximidade de uma catástrofe im­previsível.
ANJO - Sonhar com anjo significa proteção, sorte e aumento de respeito. O inconsciente reconhece o símbolo de arauto ou mensageiro da divindade, portador de boas novas. O sonhador deseja ter perto de si alguém dotado de força moral que poderá ajudá-lo na vida e nos negócios. Entre­tanto sonhar com um anjo na porta de uma igreja é sinal de risco de morte violenta.
ANTEPASSADOS - Os ancestrais que povoam nossos sonhos não saberiam como nos enganar ou nos mentir, pois nada esperam de nós. Conseqüentemente nossos antepassados ge­ralmente merecem crédito, indicando prazer e prosperidade. O sonhador sente-se inseguro e procura socorro e proteção, como uma criança que procura seus pais para ajuda e apoio.
ANZOL - Sonhar com anzol significa que o sonhador poderá enfrentar dificuldades financeiras ou com a justiça ou até mesmo sofrer um acidente doméstico. O anzol representa uma armadilha na qual o sonhador pode vir a cair. O sonhador deve ficar atento à esperteza de inimigos que estão à espreita. Por outro lado, apenas ver ou encontrar um anzol em sonho indica melhoras no ambiente familiar e reconciliação amorosa. Ferir-se no pé com anzol indica bons negócios e fim de um problema.
APARIÇÃO - Segundo Artemidoro, a aparição de anjos ou divindades nos sonhos é bom augúrio, pois eles não mentem quando se dirigem aos mortais. Isso vale, natural­mente, para os orixás ou para padres, religiosos e demais pessoas consagradas. O mesmo ocorre com a aparição de crianças ou idosos, dignos de confiança, ou dos ancestrais. Sempre trazem bons conselhos.
AR - Sonhar que se respira o ar puro significa que se con­seguirá brevemente realizar os desejos. Uma nova energia espiritual, talvez de caráter religioso, está se formando no sonhador. Essa energia é tão forte que o influenciará de forma positiva, podendo alterar todas as circunstâncias de sua vida, até mesmo mudando sua mentalidade.Sonhar que se respira ar sujo e poluído é um mau pres­ságio, de perda e prejuízo. O sonhador atravessa um pe­ríodo de indiferença e apatia. Nada lhe interessa, e ele se arrasta durante o dia sem entusiasmo, o que se reflete em seu inconsciente, desencadeando o sonho.
ARANHA - Sonhar com uma aranha gigantesca sobre os muros da própria casa significa a proximidade de um pro­cesso judicial deletério ou de uma briga. O sonhador se sente preso de sentimentos e influências negativas, que é incapaz de dominar e controlar. Sonhar que se mata uma aranha é sinal de vitória e lucro. Matando uma aranha, o sonhador demonstra que está ma­tando seus instintos negativos para ter mais equilíbrio. Sonhar que se está coberto de teias de aranha é sinal de riqueza próxima. O inconsciente reflete a .imagem inversa do espelho. A personalidade do sonhador está abafada por sua timidez e se deixa dominar pela perplexidade. Sendo mulher, a sonhadora corre o risco de ser dominada pelos próprios instintos, sem inibições ou escrúpulos.
AREIA - Sonhar que se caminha com dificuldade sobre a areia indica glória passageira. O inconsciente se perde nos desertos longínquos, pois a areia é símbolo da parte mais recôndita da alma, sendo a dificuldade o reflexo de pro­blemas do sonhador. Afundar em areia movediça é sinô­nimo de dificuldades.
ARLEQUIM - Sonhar com alguém fantasiado de arlequim é sinal de discórdia com os amigos. Quem sonha tem o gosto do desconhecido e possui um inconsciente cheio de con­trastes, revelando-se incoerente e inconstante. Quem se lembra da ópera I Pagliacci, de Leoncavallo, ou está familiarizado com as personagens tradicionais da Commedia deU'arte, sabe que este Arlequim representa uma pessoa falsa, traiçoeira e intrigante.
ARMA - Indica conflito interior e a forma de resolvê-la. O inconsciente pressente o recurso à extrema violência dentro do próprio sonhador. Os analistas geralmente interpretam certas armas como símbolo fálico, como o revólver e o punhal. Segundo Jung, a lança corresponde à feminilidade de um inconsciente primitivo. Sonhar com armas, seja vendo, seja usando, significa possí­veis complicações familiares ou com amigos queridos. O so­nhador chegou a um ponto importante de sua vida em que deverá tomar decisões cruciais no campo sentimental. Sonhar com arma branca (faca, punhal, espada) significa que o sonhador será atormentado por dúvidas e incertezas. Indica depressão nervosa de sua parte. Sonhar que se usa arma de fogo e que se sai ferido significa discórdia familiar. Sonhar com armas de arremesso, do tipo lança ou arco e flecha, significa que se terá uma demanda ou um processo judicial. Quem tem este sonho deseja refletir e ponderar sobre seus desejos escondidos. Naturalmente o sonho tem outro significado quando envolve pessoas que lidam com as armas com que sonham, hipótese em que se trata de sonho pro­vocado por circunstâncias exteriores precisas.
ARMADILHA - Sonhar com armadilha é sinal de traição por parte dos amigos. O sonhador é honesto e digno de confiança, e seu inconsciente, refletindo suspeita, vê uma arapuca.
ARMÁRIO - Em geral, um sonho feminino. Sonhar com um armário cheio significa a proximidade de se receber uma herança. A mulher que sonha com um armário repleto de roupas revela um sentimento perturbado, resultado de sua avareza e necessidade de ganhar mais. Quando um homem sonha com um armário cheio significa que seus sentimen­tos mais puros estão dominados por seu egoísmo.
ARROZ - Sonhar que se está comendo um prato de arroz é sinal de aumento de patrimônio, símbolo comum nos casos de sonhos mostrando ingestão de alimentos. Ver PÃO
ARTES - Você pode contar com progressos nos negócios ou na profissão.
ARTISTA - Sonhar que se é um artista, escultor, pintor, ator ou cantor representa sinal de celebridade, que será alcan­çada proximamente. O inconsciente percebe no sonhador a chama da fantasia e da criatividade. Se o sonhador é desonesto, isso significa mau presságio, pois tudo para ele é mentira. Se o sonhador é realmente um artista obs­curo, o sonho indica reconhecimento próximo. O tempe­ramento do sonhador é artificial e dependente da apro­vação de seus semelhantes.As circunstâncias peculiares do sonhador fornecerão ele­mentos para uma análise mais profunda.
ÁRVORE - Sonhar com árvore é sempre um sonho favorável. O inconsciente denota firmeza e serenidade do sonhador. Significa que as forças ancestrais da cultura, tradição e educação estão bem enraizadas no sonhador e contribuem de modo positivo para sua perso­nalidade, favorecendo-lhe o desenvolvimento. No ritual dos orixás, a árvore desempenha papel de grande impor­tância, pois suas raízes estão fundadas na mãe-terra, ha­vendo até mesmo um orixá fitomorfo, o Irocô, que protege as fundações, tradições, segredos e doutrina da casa de culto onde se pratica o ritual. Sonhar com uma árvore que produz seiva é sinal de felicidade crescente. Uma certa infantilidade impediu o sonhador de descobrir o mundo que o circunda. Ele agora inicia um importante trabalho de pesquisa da natureza humana. Sonhar com a floração de árvores em pleno verão significa que se irá colher em breve os frutos do próprio trabalho. Quem sonha está atravessando um longo período de in­certeza e fadiga psíquica que se manifesta por uma an­gústia que lembra as inquietudes da adolescência. O sonho com as árvores deve assinalar um novo período produtivo e de energias renovadas. Sonhar que se está subindo numa árvore significa a exis­tência de dificuldades materiais que estão sendo supera­das. Quem sonha tem um temperamento ativo e exube­rante,trabalha com grande entusiasmo e sem poupar es­forços. Mas tem necessidade de recarregar as baterias para obter melhores resultados. Sonhar que se derrubam árvores significa que se per­derá, proximamente, um ente querido, talvez no círculo familiar. Sonhar que se está sentado numa árvore para descansar de atividade extenuante significa que se receberão boas notícias há muito esperadas. A vida do sonhador, embora complicada pelas agruras do mundo moderno, permanece simples, conforme refletida no sonho.
ÁRVORE DE NATAL - Sonhar que se enfeita uma árvore de Natal fora da época, significa vitória em algum projeto na qual o sonhador vem se dedicando. Os enfeites indicam qual área da vida do sonhador será beneficiada com este sonho. Um laborioso projeto ou viagem será concretizado ou até mesmo a chance de receber um prêmio.
ASAS - Sonhar que se tem asas e se está voando é sinônimo de prosperidade nos negócios. O sonhador é dotado de um espírito combativo bem desenvolvido. É suficiente­mente inteligente para enfrentar a adversidade e seus obs­táculos de modo ativo e decidido. Sonhar que se tem asas e que se está planando é um sonho propício para os navegantes, indicando que terão viagens seguras e sem incidentes. Para os demais, re­presenta presságios de dificuldades econômicas. O so­nhador está obcecado por pensamentos que o pertur­bam, inútil ou excessivamente. Ele deve observar os fatos com mais objetividade e serenidade para chegar à con­clusão de que deu às circunstâncias mais importância do que elas merecem. Voar com asas pequenas e voltadas para baixo é um sonho indesejável. Significa que, devido a mal-entendidos, a si­tuação profissional ou financeira do interessado está com­prometida. O sonhador dispersa sua energia e atividade em coisas minúsculas e sem importância. Ele deveria visar objetivos mais elevados e lucrativos para atingir seus ideais de forma sólida e concreta. Sonhar que se está voando com asas mecânicas é prenúncio de uma longa enfermidade. O mesmo sonho, entretanto, pode se interpretar de forma positiva para as pessoas que devem empreender uma viagem.
ASPARGOS - Sonhar que se está comendo aspargos é sinal de sucesso rápido nos negócios. Pode também indicar sím­bolo sexual identificado pelo inconsciente, demonstrando atividade e operosidade do sonhador. Sua existência não o satisfaz plenamente, e ele está descontente, mas conse­guirá superar a situação.
ASSALTO - Sonhar que se é vítima de um assalto significa que se sofrerão prejuízos. O sonho denota, da parte do inconsciente do sonhador, urna recusa aos valores da sociedade, e o ataque contra si próprio é urna forma de re­beldia. Sonhar que se é um assaltante representa ameaça para a vida familiar, denotando sérios conflitos com a fanu1ia. Seus instintos egoístas se manifestam contra aqueles que lhe estão mais próximos.
ASSASSINATO – ver HOMICÍDIO.
ATENTADO - Sonhar que se assiste a um atentado é sinal de que um acontecimento grave mudará a vida de quem sonha. O sonhador tem uma personalidade forte e auto­ritária, e o inconsciente se sente ameaçado.
ATRASO - Sonhar que se chega atrasado a um encontro sig­nifica prejuízos patrimoniais. Geralmente o sonho é uma advertência do inconsciente, insatisfeito com o mau hábito que reflete o caráter desleixado e irresponsável do sonha­dor, que lhe tem causado danos reais.
AURORA - Sonho de excelentes presságios, de que o sonha­dor toma conhecimento da luz que tem em si próprio e começa a brilhar. Ele passa por um período favorável de autoconhecimento, onde seus sentidos se aperfeiçoam e a sensibilidade se torna mais aguçada.
AUTOMÓVEL - Objeto comum e freqüente em todos os sonhos de nossa época moderna. Em geral, quer dizer evolução ou desenvolvimento. A interpretação será feita com o auxílio da lógica e da analogia e em função dos detalhes que se esclarecerão com as seguintes perguntas: Quem são o chofer e os passageiros, no banco da frente ou de trás? O carro funciona bem ou está enguiçado? A falta de ga­solina quer dizer que quem sonha se sente sem forças. Se o sonhador está dirigindo um automóvel, mesmo que não saiba dirigir quando acordado, isso significa que de­verá lutar denodadamente para atingir seus objetivos. O sonhador atravessa um período de isolamento como re­sultado de sua personalidade individualista. A ausência de realizações produz um sentimento de rejeição da parte de seus pares. Sonhar com um automóvel de cores vivas é indício de felicidade próxima. É possível que o sonhador se sinta deprimido, mas não deve esmorecer. Sonhar que se dirige um automóvel em grande velocidade, para as mulheres, pode ter sentido de traição ou de violência. Para os homens, quer dizer que se receberão boas notícias. Esta é a visão tradicional, de uma sociedade onde as mulheres dirigem menos que os homens. Naturalmente, a interpretação será a mesma dos homens para uma mu­lher que já o faça normalmente e há muito tempo. Ver CARRO.
AUTORIDADE - Tratar com pessoas revestidas de autoridade quer dizer que o sonhador está procurando resolver seus problemas dentro da lei e do direito, elevando-se es­piritualmente. O inconsciente do sonhador identifica-o com a própria autoridade, que terá forças e meios para resolver seus problemas e questões.
AVALANCHA - Sinal de perigo iminente ou acidente que poderá ocorrer com o sonhador, que se sente isolado e indefeso diante da majestade das forças da natureza. En­tretanto ele não deve se inquietar demasiadamente, pois este sonho reflete uma situação passageira.
AVIÃO - A interpretação não se aplica para quem exerce atividade profissional ligada à aviação. Este sonho ocorre principalmente com pessoas ambiciosas e tem sentido de ganhos financeiros e progressos econômicos. Indica que o sonhador tem espírito fantasioso e infantil e se aplica denodadamente para ser bem-sucedido nos negócios e nos objetivos. Quem sonha que está a bordo de um avião atravessando uma nuvem escura demonstra que está preocupado com o desen­rolar dos acontecimentos que o rodeiam Ver NEVOEIRO. Sonhar que se pilota o avião e o motor apresenta uma pane indica inconstância, falta de sentido positivo na vida. O sonho denota tendência à infidelidade e ao adultério. Sonhar que se está cercado por inúmeros aviões que voam ao lado e em cima é síndrome de comandante, que quer dirigir os acontecimentos, ser líder.
AZEITE – ver ÓLEO.

Um comentário:

Guilherme disse...

me interessei bastante

Sonhos com Z

ZEBRA - Quem joga na loteria esportiva sabe que a zebra é mau presságio, revela perda e resultados inesperados e indesejados. Não é d...