segunda-feira, 7 de março de 2011

Sonhos com M

MAÇÃ - Sonhar que se come uma maçã é sinal de bem-estar e saúde boa. A maçã, desde a Antiguidade, é símbolo de vida e procriação. O sonho indica que o sonhador está em harmonia com a perpetuação de sua espécie. Ganhar uma maça pode significar traição de algum conhecido, convém ao sonhador virar o jogo.

MACACO - Sonhar com um macaco que faz ... macaquices é indicativo de inimigos que tentam provocar o sonhador.

MACHADO - Quem sonha com um ma­chado deve proceder com prudência para evitar grave perigo. O inconscien­te normalmente usa símbolos cortantes, perfurantes, destruidores, para indicar o estado de ânimo do sonhador, que provavelmente está diante de decisões que poderão influenciar toda a sua vida e talvez se tenham criado independen­temente de sua vontade. É necessário cortar a machado, de modo claro e rá­pido, violento até, e nem sempre há tempo para meditar e ponderar adequadamente. Usar um machado para cortar uma árvore é sinal de desenvolvimento e bem-estar. Pode significar também uma reforma de base, com alterações profundas nos valores do sonhador. Como nos outros casos de instru­mentos contundentes, pode indicar a presença de tendên­cias sado masoquistas.

MADEIRA - Sonhar que se toca na madeira ou se portam objetos de madeira é sinal de projetos realizados com a ajuda dos amigos. A madeira está ligada às inibições do sonhador, um símbolo que revela timidez para a realização de certos trabalhos e ações que dependem de outras pes­soas para chegar à conclusão.

MADRUGADA - Sonhar que é madrugada, símbolo de início, é bom presságio de prosseguimento positivo na carreira. O sonhador está no começo de grandes ações positivas. Seu consciente está despertando para o uso harmonioso de suas faculdades. O sonho revela tranqüilidade e esperança.

MÃE - Sonhar com a própria mãe tem o sentido da segurança e do aconchego do seio matemo, da vida tranqüila da infância protegida e despreocupada. O sonhador atravessa um período de solidão e falta de carinho e busca, na re­presentação do amor maternal, o porto seguro que lhe trará tranqüilidade.

MÁGICA - Sonhar que se usa um passe de mágica para superar um obstáculo revela a estupefação do inconsciente com o lucro que se pode obter no comércio e na interme­diação de mercadorias. Para o inconsciente do sonhador, o lucro nos negócios tem sentido mágico.

MÁGICO - Fique feliz, forças cultas trabalham por você.

MALA - Se a pessoa sonha que carrega uma mala enorme é sinal de desentendimentos. O sonhador carrega o pas­sado que lhe é pesado. Sonhar que roubaram suas bagagens tem sentido de uma viagem próxima. O sonhador está insatisfeito com os valores que norteiam sua vida e pretende viajar para encontrar outros de melhor qualidade. Pode também significar mudança de emprego ou de ati­vidade profissional.

MANCHA - Sonhar que se usa uma roupa manchada é sinal de discussões e desentendimentos na família. O incons­ciente deixa entender que as manchas são sentimentos ín­timos que se devem esconder como imperfeições e defeitos. Manchas no rosto são sinal de doença do sonhador.

MÃOS - Sonhar que se tem mãos bonitas e fortes (quan­do não é o caso) significa que se conseguirá realizar com sucesso diversos negó­cios importantes. As mãos representam a atividade in­telectual e profissional do sonhador, e assim o sonho revela sucesso. Sonhar que estamos com as mãos sujas significa que temos remorsos de erros praticados. Lady Macbeth, na peça de Shakespeare, não conseguia lavar o sangue das mãos, perseguida por remorsos do assassinato cometido. O sinal de sangue revela a perda ou morte de amigos ou entes queridos. O sonho também revela sentimento de cul­pa do sonhador. Sonhar que se está com as mãos cruzadas é sinal de prejuízo financeiro, pois assim o inconsciente interpreta o símbolo da inatividade.

MÁQUINA - Sonhar que se está preso nas engrenagens de uma máquina é sinal de riqueza e aumento de carga de trabalho. O sonhador se sente esmagado pelas solicitações do serviço, e o inconsciente o adverte dos riscos que isso representa.

MAR - Pode indicar calma, tormenta, monstros marinhos, dependendo do estado de espírito e das circunstâncias ex­ternas e complementares ligadas ao sonho. E claro que, se o sonhador é um marinheiro, a interpretação é mais complicada, ou igualmente se decorre de uma impressão da vigília. O sonhador está recapitulando sua vida e pro­curando tirar conclusões.

MARIONETE - Sonhar que se é uma marionete é sinal de brigas na família. O sonhador é vaidoso e tirânico e se vê, através do inconsciente, como alguém que obedece a co­mandos externos contra os quais se quer rebelar.

MÁSCARA - Sonhar que se usa uma máscara é símbolo de traição. O inconsciente está mostrando a própria personalidade do sonhador ou revelando certas circunstâncias das quais ele participou. O inconsciente revela desconfiança e medo, pela incapacidade de enfrentar a vida real sem máscaras.

MÉDICO - Sonhar que se tem um médico à cabeceira é sinal de enfermidade. No momento do sonho, o inconsciente per­cebeu conflitos e desarmonias no sonhador, que podem levar à doença. Sonhar com um médico que nos dá um remédio amargo é sinal de desentendimentos entre amigos ou com a família. Q sonhador deve engolir o remédio desagradável, como muitas vezes, na vida, a gente tem de engolir sapos.

MEDO - Sonhar que se tem medo é de mau agouro. O medo indica segredos tenebrosos cuja divulgação é temida. Se o medo é irracional e infundado, pode indicar neurose ou alienação mental.

MENDIGO - Sonhar que se está mendigando é sinal de der­rota em processo na justiça. A justiça, normalmente, trata como mendigos aqueles que dela necessitam. O termo ju­rídico para o autor de uma demanda é "o suplicante". As­sim, o inconsciente identifica o símbolo bem claramente.

MERCADO - Sonhar que se visita um mercado em plena atividade é sinal de prejuízos. O inconsciente assinala a possibilidade de perdas pelo movimento de compra e ven­da do mercado, que pode causar prejuízos ao sonhador. Sonhar com mercado pequeno e fornido de artigos de luxo e pessoas elegantes, ao contrário, é sinal de lucros.

MERGULHO - Séria provação em breve, talvez por algo que lhe seja iresistivelmente tentador. Controle-se.

MISSA - O sonhador é uma pessoa religiosa e sonhar com a missa é um símbolo de tranqüilidade. Geralmente ocorre naqueles que se afastaram de sua igreja e revela uma nos­talgia para retomar aos sentimentos religiosos negligen­ciados. Ver IGREJA.

MOBÍLIA - Se ela for antiga, indica estremecimento na vida conjugal; caso lhe pareça nova, boas chancs de diálogo para solucionar os problemas.

MONSTRO - Indica presságios malignos. O inconsciente identifica tendências nefastas no sonhador e o adverte con­tra elas. Os objetivos do sonhador são irrealizáveis e fora da realidade, verdadeiros monstros ocultos que será ne­cessário exorcizar.

MONTANHA - Obstáculo, orgulho, situação difícil. Também simboliza o encontro do céu e da terra. Cada povo tem sua montanha sagrada. Oxalá, o mais poderoso dos orixás, mora na montanha, o mesmo ocorrendo com Xangô. So­nhar que se desce de uma montanha tem sentido de perda de patrimônio.

MORCEGO - Ver em sonho um morcego voando dentro do quarto é sinal de angústia, geralmente em decorrência de lembranças de acontecimentos desagradáveis. O inconsciente avisa que o sonhador enfrenta momentos difíceis e se sente fraco e incapaz de atravessá-los da melhor ma­neira. Pode ser indicativo de neurose.

MORDAÇA - Sonhar que se está amordaçado com um pano ou outro objeto que impeça a palavra significa um processo judicial onde se figura na condição de réu ou suplicado. O sonhador é alguém dotado de sentimentos generosos e poderá ser vítima de aproveitadores e espertalhões.

MORTE - Sonhar com a morte significa que a saúde está boa e pode indicar casamento para os solteiros. Tradicionalmente a morte está ligada ao casamento, pois a vida de solteiro se encerra. Se o sonhador vê a própria morte, é sinal de que está matando seus sentimentos. A morte, para o inconsciente, é sempre prenúncio de vida nova. Ver os mortos em sonho é bom sinal, de alegria e boa sorte. Igualmente se os mortos falam ao sonhador. Os mortos que aparecem em sonho pro­vavelmente terão exercido grande influência sobre o sonha­dor, sua vida e personalidade. Ele se sente abandonado e procura um símbolo positivo neles. Se os mortos são hostis, significa que o sonhador teme as mentiras que lhe podem ser contadas pelos próximos.

MOSCA - Sonhar com um enxame de moscas ruidosas é anúncio de calúnia e difamação contra o sonhador, mau presságio para seus negócios. Ver INSETO.

MOTOCICLISTA - Virilidade e fortes desejos compensados por amores bem-sucedidos.

MULETA - Andar apoiado em muletas quer dizer boa sorte nos negócios e melhoria da situação financeira. O sonhador não tem confiança em si próprio, mas manifesta o desejo de se apoiar em pessoas competentes para atingir seus objetivos.

MULHER - Para um homem, sonhar que tem uma mulher Perto de si é sinal de doença. Abstraídas as circunstâncias especiais (por exemplo, se o sonhador for gay), Pode-se interpretar a figura feminina como uma aberração do sonhador. Se é a mulher quem sonha, é anúncio de nascimento de filho homem Se a mulher sonha com outra mulher em atitude amea­çadora, aí temos sinal de discórdia e desentendimentos. A s0­nhadora está mostrando seu próprio caráter aguerrido e bri­guento, devendo desenvolver as qualidades de amor e ternura. Sonhar com uma mulher que representa a própria mãe revela instintos carinhosos e maternais por parte do sonhador. Indica também que ele precisa do apoio materno, que lhe faz falta.

MULTIDÃO - Sonhar que se está em meio a uma multidão é sinal de cólera e descontrole. O inconsciente do sonhador lhe dá exemplo de um grande número de pessoas amon­toadas e diversificadas que não são fáceis de controlar e dirigir. É um sonho que ocorre com aqueles de tempera­mento tímido e ponderado, e que abominam a disputa ou contenda. O sonho também pode indicar desejo de sim­patia e aprovação da maioria.

MÚMIA - Sonhar com uma múmia indica discussões com os amigos. O sonhador tem tendência a revolver objetos longínquos e perdidos no tempo, reavivando velhas rixas e contendas. A angústia foi referida por Tissié, estudioso da matéria, que relata o caso de uma mulher de 43 anos que, embora aparentando saúde perfeita, foi durante anos atormentada por sonhos repetidos de angústia. Subme­tendo-se a um exame médico cuidadoso, apurou-se que estava no estágio inicial de uma infecção cardíaca, da qual veio, mais tarde, a falecer.

MURMÚRIO - Sonhar que se escuta um murmúrio, um co­chicho, sentir uma brisa no rosto, tudo isso significa que os inimigos contarão mentiras a seu respeito e o caluniarão. Os murmúrios serão incompreensíveis na medida em que sejam nefastos e deletérios.

MURO - Sonhar que se trepa num muro indica que um obs­táculo tido como intransponível será superado. Sonhar que se faz a demolição de um muro é presságio de sucesso nos negócios. O sonhador imagina uma barreira, mas o próprio fato de inconscientemente representá-Ia já significa que foi superada. O muro ou a muralha geralmente re­presentam os obstáculos percebidos pelo inconsciente na vida de vigília do sonhador.

MÚSICA - Sonhar que se ouve uma bela música ou se toca um instrumento musical é sinal de fim das preocupações. Como a maioria dos sonhos constituem alucinações vi­suais, sonhar com música é razoavelmente raro. A har­monia melódica revela a sensibilidade emotiva do sonha­dor. O despertar deste sonho geralmente é seguido de uma sensação de paz e felicidade. Na Antiguidade se acreditava que só os mais afortunados conseguiam sonhar com mú­sica, que era a linguagem dos deuses.

Um comentário:

Anônimo disse...

sonhei com múmia apenas uma vez que foi ontem a noite, sem ser essa noite nunca tinha sonhado, e justamente no dia em que eu estava chateada com o meu marido, talves quesesse dizr isso. que eu tive uma desepção com ele e isso repercutiu no sonho e por isso vim sonhar justamente com múmia.

Sonhos com Z

ZEBRA - Quem joga na loteria esportiva sabe que a zebra é mau presságio, revela perda e resultados inesperados e indesejados. Não é d...