segunda-feira, 7 de março de 2011

Sonhos com E

ECLIPSE - Sonhar com um eclipse do Solou da Lua assinala pouca sorte ou a perda de amigos ou entes queridos. Como o eclipse, o sonho representa o apagar de um astro, en­coberto e obscurecido por outro, podendo ter grande im­portância para o sonhador.

EDIFÍCIO - Sonhar que se mora em edifício moderno indica senso prático. Sonhar que se mora em edifício velho e dilapidado é sinônimo de dificuldades financeiras. A mo­radia representa para o inconsciente a personalidade e o mundo interior do sonhador.

ELEFANTE - Sonhar que se vê um elefante dentro de casa é símbolo de vitória próxima sobre as adversidades. O inconsciente identifica no grande animal que o sonhador se sente pleno de energias e recursos para enfrentar as dificuldades que a vida lhe apresenta.

ELEVADOR - Sonhar que se está subindo num elevador quer dizer sorte nos negócios. Embora não esteja satisfeito com seu modo de agir, o sonhador tem possibilidades de su­cesso com o exercício de suas forças e ações. O contrário se aplica à hipótese de descer num elevador.

ELOGIO - Sonhar que se está sendo elogiado por um amigo indica esperanças vãs. Este sonho pode ter caráter de cautela, pois o sonhador talvez seja uma pessoa sensível à bajulação dos falsos amigos. Em qualquer caso, o incons­ciente o adverte de que deve desconfiar. Sonhar que se estão elogiando pessoas desconhecidas pode ter o sentido de uma tentativa de obter bens materiais com uso de esperteza e persuasão. É um sonho freqüente nas pessoas sem escrúpulos e que não hesitam em enganar para conseguir seus objetivos.

EMBAIXADOR (ou EMBAIXADORA) - Indício de más no­tícias e motivo de suspeitar das pessoas encarregadas de cuidar de seus negócios. O inconsciente avisa que o so­nhador é uma pessoa indecisa, precisando sempre de apoio e conselhos nos negócios.

EMBRIÃO - Esta imagem da vida que se inicia é um aviso que dá o inconsciente sobre a necessidade de renascer e assumir a responsabilidade pelos próprios atos.

ENCRUZILHADA - Este símbolo nos convida a meditar e escolher cuidadosamente os caminhos que se dispõem diante de nós. Vigilância redobrada para não tomar decisão errada. Tem sentido positivo de sucesso nos projetos en­cetados. O sonhador se encontra diante de sérias decisões a tomar e deverá agir com todo o cuidado.Também pode indicar que terá de tormar uma importante decisão, ouça os conselhos de quem lhe quer bem e use sua intuição.

ENGORDAR - Sonhar que se ganhou peso, mesmo em pro­porções exageradas, é sinal de riqueza. Malgrado a cir­cunstância de que, moderna mente, o gordo é reprovado e o ideal de beleza sempre passa pela esbelteza, o sentido onírico é, tradicionalmente, o de acumulação de bens pelo aumento de banhas. É um sonho que ocorre mais freqüen­temente entre as mulheres, sempre preocupadas com suas formas. Tem sentido de vigilância sobre a própria aparên­cia e de uma tomada de consciência da realidade.

ENTERRO - Sonhar que se assiste ao enterro de alguém sig­nifica perigo e proximidade de um acidente. O sonhador pode se sentir perseguido, e o inconsciente manifesta assim seu mal-estar. Ele se vê dentro de um caixão de defunto e tenta saber a causa de sua morte. Provavelmente deseja, no inconsciente, enterrar alguma característica da própria per­sonalidade que lhe desagrada. A interpretação fica prejudi­cada se o enterro faz parte das recordações do sonhador.

ESCADA - Se voltada para o alto, é símbolo da progressão em direção do conhecimento, melhoria econômica ou so­cial. Se para baixo, demonstra conhecimento necessário do próprio inferno, de seu passado, das profundezas de seu inconsciente. A escada, portanto, pode significar pro­gressão ou regressão. A escada em espiral indica os mean­dros de sua exploração. Segundo Freud, a escada, nos so­nhos, indica símbolo sexual, pela constância dos movi­mentos repetidos de quem usa os degraus.

ESCOLA - Sonhar o adulto com a escola é sinal de alegria infantil que se manifesta com as recordações de infância. O sonhador sente-se inseguro, e o sonho de quando era colegial neutraliza seus fantasmas e temores, fortalecendo-o diante de seus pares. O inconsciente revela também vontade de aprender coisas novas e acumular conhecimentos.Também pode significar que é momento para romper com velhas associações que impedem o seu crescimento.

ESCORPIÃO - Sonhar que se é mordido por um escorpião é sinal de grave perigo e medo por parte do sonhador. O sonho pode representar os vícios e males secretos do pró­prio sonhador, sobre os quais se debruça seu inconsciente.

ESCOVA - Sonhar com urna escova de roupas é sinal de tristeza por ter sido abandonado. O inconsciente identifica a necessidade de limpeza e arrumação. Sendo mulher a sonhadora, denota inferioridade com relação ao sexo masculino, como conseqüência de desejos insatisfeitos. A re­corrência do sonho tem sentido de falta de feminilidade.

ESCURIDÃO - É preferível acender uma vela que amaldiçoar a escuridão. Este sonho reflete o medo que o sonhador está sentindo, seja de um fato concreto que deverá iden­tificar, seja o medo patológico do desconhecido de que o inconsciente dá notícia. É provável que o sonhador, desde a infância, tenha medo de dormir em quarto escuro, e so­nhar com a obscuridade absoluta é sinal de angústia.

ESFINGE - Na Antiguidade, a esfinge sempre foi signo de desgraça e infelicidade, não havendo motivo para alterar a interpretação tradicional. As tendências ocultas do so­nhador, reveladas pelo inconsciente com este sonho, per­manecem clandestinas e nocivas.

ESPELHO - Sonhar que se vê no espelho indica bajulações e falsidades por parte dos amigos. O sonhador atravessa um período em que reexamina seus princípios e objetivos, exerce uma autocrítica da qual o sonho resulta. O próprio inconsciente é o espelho da alma. É sinal de rompimento amoroso por traição. O sonhador deve ser cauteloso para não se envolver em situações embaraçosas. Sonhar com espelho quebrado é sinal de infelicidade e tristeza, segundo a crendice popular arraigada. A auto-analise do sonhador se transforma em pesadelo com o espelho quebrado, que significa sua imagem despedaçada e os estilhaços cortantes que o podem ferir.

ESPOSA - Para o solteiro, o sonho de casamento é sinal de riqueza. Para o casado, sonhar que a mulher é outra, no sonho, é indício de traição ou de interesse por outra, pro­jeção interior revelada pelo sonho, que demonstra insatis­fação com a vida conjugal.

ESPORTE - Previão felissíma, mesmo que haja contusões.

ESTÁTUA - Sonhar que se é uma estátua é sinal de perigo. Na Bíblia, a mulher de Lá, que se voltou para ver a destruição de Sodoma e Gomorra, foi transformada em está tua de sal.

ESTRADA - Sonhar que se caminha por uma estrada larga e bem pavimentada é sinal de alegria e riqueza. O inconsciente indica que o sonhador está no bom caminho. O contrário ocorre quando se sonha com uma estrada esburacada e sinuosa. Sonhar que se avança através de uma estrada cheia de gente é sinal de contrariedade com os amigos. O incons­ciente, neste caso, revela sua incapacidade de dominar os acontecimentos e pessoas.

ESTRANGEIRO - Países ou pessoas estrangeiras sinalizam sorte no amor.

ESTRELA - Sonhar com o céu estrelado é símbolo de sucesso. O sonhador demonstra espírito otimista e altamente pro­dutivo, como reflexo geral de sua personalidade. O sonhador receberá preciosa ajuda de um amigo. Se o brilho da estrela for fraco indica período de pobreza.

ESTRELA CADENTE - Sonhar com estrela cadente é sinal de muita sorte para o sonhador, símbolo imemorial e tra­dicional. Trata-se de sonho raro e de sentido favorável. Depois de um período de incerteza e contrariedade, o so­nhador está a ponto de atingir de modo positivo os obje­tivos a que se propôs. Este sonho geralmente precede gran­des mudanças na vida do sonhador.

EXCREMENTOS - Sonhar com excrementos ou esterco é de mau agouro. O inconsciente está revoltado contra o com­portamento negligente e descuidado da vigília, indicando que o sonhador deve se livrar de influências ou coisas deletérias. Em contraposição, sonhar com os próprios ex­crementos é sinal tradicional de sorte. O inconsciente, com este sonho, indica uma regressão à infância, quando a criança brinca com os próprios excrementos.

EXÉRCITO - Sonhar com exército ou exércitos significa que se receberão honras e distinções. O sonhador é um indi­vidualista que dá pouco valor à vida comunitária. Sua carência de senso de responsabilidade o faz afastar-se de seus semelhantes. Se a lembrança é a de um exército e de uma batalha em que o sonhador tomou parte, o sentimento é de medo e fatalismo. Se quem sonha jamais passou por essa expe­riência, a batalha reflete a luta interna entre o consciente e o inconsciente.

EXÍLIO - Sonhar que se está exilado ou degredado é sinal de tristeza ou de corte de amizade. O inconsciente iden­tifica no sonhador o exilado que está afastado de seu am­biente, de seus amigos, de sua pátria.

Nenhum comentário:

Sonhos com Z

ZEBRA - Quem joga na loteria esportiva sabe que a zebra é mau presságio, revela perda e resultados inesperados e indesejados. Não é d...